As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Fios # 4


Estou encantada com o efeito que este ponto de tricot faz neste fio 100% algodão.

Não sei o nome técnico deste ponto, eu chamo de "ondinhas" e é muito simples de fazer:

Todas as carreiras do avesso são em liga.
Neste trabalho iniciei do direito também com 3 carreiras de liga depois,
1.ª carreira do ponto: *1 liga, 1 malha passada sem fazer (mas como se fosse tricotar em liga)*, repetir de * a * até final da carreira, terminar com 1 malha de liga.
3.ª carreira do ponto: igual à 1.ª mas desencontrada, isto é, iniciar com a malha passada e depois então a malha de liga e repetir até final da carreira.
Repete-se da 1.ª à 3.ª carreira até ter o tamanho desejado.

Esta foto reflete melhor o tom do fio, que adquiri online Aqui



12 comentários:

  1. Obrigada! Já reproduzi a amostra! Muito lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É super simples de fazer e traduz-se num efeito muito bonito (a meu ver).
      Também pode ser usado como a Teresinha explica no comentário abaixo.
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Dora, a mantinha está um encanto!
    Penso que o ponto (a que dou o nome de ponto de argolas...?...) será este,

    http://dasmaosdateresinha.blogspot.pt/2012/04/casaco-de-bebe-cont-com-passo-passo.html

    mas feito em todas as carreiras do lado direito, alternando as "argolas", que são a malha passada sem tricotar, com o fio pela frente, como se fosse para fazer liga.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser uma mantinha Teresinha mas é mais um casaquinho para a Diana (que vem a caminho).
      Parece-me ser o mesmo ponto sim, também é uma boa opção de utilização como a Teresinha fez e se for com uma linha de cor diferente também deve fazer um efeito giro... já me está aqui a dar ideias... Obrigada! :-) Bjs

      Eliminar
    2. UPS!!! Parecia-me uma mantinha, mas como casaco também irá ficar lindo!
      Quando é que a princesa vai ser mana???
      Penso que na minha família direta já só virão bisnetos... e sinto um vazio quando penso que não estarei cá para os ver... ou talvez sim!... Pelo menos já tenho uma prima-bisneta!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Como manta também fica giro porque é um ponto que fica direitinho.
      O parto está previsto para a 2.ª quinzena de agosto, pelo que os próximos tempos serão passados a tricotar em algodão :-) embora tenha todo o arsenal da minha Joaninha gosto sempre de fazer mais qualquer coisinha tricotada por mim, ainda por cima adoro tricotar artigos de bebé por isso tenho mesmo de aproveitar! Pensamento positivo, a minhas filhas têm um bisavô com 94 anos portanto ainda poderá tricotar para os bisnetinhos :-) bjs

      Eliminar
  3. Fica realmente um trabalho lindo. Também já fiz num casaquinho de bebé.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também uso muito este ponto em trabalhinhos de bebé, já é um clássico que fica sempre bem e que se faz muito rápido pela simplicidade.
      Bjs

      Eliminar
  4. Realmente o ponto é de belo efeito!
    A cor é maravilhosa!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  5. Penso ser Favos de Mel,eu faço e chamo assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O efeito é parecido com os "Favos de Mel" ou "Ponto de Alvéolos" mas este é diferente e mais simples de fazer :-)

      Eliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!