As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Casaco feito com naperons de croché

Hoje o tema não é tricot mas sim croché.
Não tenho muito jeito para fazer croché nem sei fazer nada de especial nesta arte mas tive a felicidade de ter uma tia muito prendada que me fez inúmeros artigos bordados à mão e em croché para o meu enxoval, guardo todos com imenso carinho mas por vezes acabo por não usar a maioria deles.
No outro dia, ao olhar para artigos que tenho e que gosto mas que raramente uso, pensei: como é que eu poderia transformar isto em algo que visse mais vezes a luz do dia?

Fiquei fixada neste conjunto de naperons de cozinha coloridos, que devem ter dado uma bela trabalheira a fazer, pois foram feitos numa linha super fininha e em várias cores.
Era um conjunto composto por 5 naperons como se pode ver na foto: 2 quadrados mais pequenos (um deles aqui na foto está dobrado ao meio pois eu já estava a pensar na forma de lhes dar outro uso) 1 quadrado maior e 2 retângulos.

Pus-me a inventar e saiu este casaco para a minha filha



Com os retângulos formei as frentes, dobrando uma parte em triângulo para fora para fazer o decote e outra parte em triângulo (dobrada para dentro) para fazer as pontas em bico




 O quadrado maior foi usado para as costas


Os quadrados mais pequenos fizeram as mangas



Inicialmente, para ver se resultava e que tamanho tinha, coloquei alfinetes em tudo e vesti na "modelo"


Como vi que tinha o tamanho ideal para ela não perdi tempo, peguei numa agulha de costura e linha e costurei tudo à mão até ficar com este aspeto


Para unir as frentes uso uma pregadeira em forma de alfinete grande.

Agora, gostava de saber a vossa opinião acerca deste novo uso que dei aos naperons da cozinha que estavam fechados numa gaveta.

8 comentários:

  1. MARAVILHOSA a princesa e lindo o casaco!
    Adorei ebj

    ResponderEliminar
  2. Muito lindo Dora.
    Quanta imaginação.
    Beijinhos grandes de saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinha...
      Que saudades tuas!!
      Quando publiquei o artigo como era de croché lembrei-me logo de ti e das tuas mãos habilidosas para esta arte.
      Bjs

      Eliminar
  3. Adorei! A princesa é linda e o casaco ficou muito bonito.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Dora, nunca me passaria pela cabeça tal solução para os naperons, mas acho-a extraordinária! A princesa é linda e o casaquinho fica-lhe mesmo. Parabéns!
    Beijinhos a ambas
    Teresinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela simpatia Teresinha!
      Acho que foi um rasgo de criatividade que me deu naquela hora em que ia guardar os naperons, bem dita a hora em que olhei para eles mais do que uma vez :-)
      Bjs

      Eliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!