As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Hospital: dia 1 dia 2 e dia 3

Ao longo da semana passada a Diana andou com umas borbulhitas na cara, num dia aparecia uma, no outro dia aparecia outra… perguntei no infantário se andava por lá varicela (ela ainda não teve) embora não me parecesse borbulhas de varicela e disseram que não, mas que iam estar atentas à evolução e ao longo da semana foi sempre assim uma borbulha aqui, outra ali, nada de especial sempre na cara e acompanhadas de muito ranho que associei à mudança de tempo, fui-lhe dando maxilase no início da semana por causa das ranhocas para ver se não avançava, a meio da semana não notei melhorias mudei para o brufen e fui sempre pondo diariamente água do mar no nariz. No sábado apareceram 3 borbulhas perto do olho, fui à farmácia e venderam-me um creme para ajudar a cicatrizar as borbulhas e a evitar o comichão embora ela não se coçasse. Nesse dia à noite começaram a aparecer umas manchas vermelhas, pensei que fosse alguma reação alérgica ao creme, no domingo de manhã acordou cheia de manchas vermelhas e aí começou a saga da ida às urgências. A médica também achou que poderia ser alguma reação alérgica, receitou zyrtec e mandou ir novamente lá no dia seguinte para ela ver a evolução das manchas porque não estava a conseguir perceber o que era.. Na noite de domingo para segunda teve febre e as manchas pioraram muito assim como a comichão, na segunda de manhã lá fomos nós ter com a médica que a observou que juntamente com a médica de família da Diana voltaram a observar, a trocar opiniões mas como não chegaram a nenhum consenso mandaram ir à pediatria do hospital distrital, lá fomos nós com a nossa menina queixosa e com a febre a subir, quando lá chegamos já tinha passado os 38º de febre, deram logo benuron na triagem 


Seguiu-se a primeira recolha de análises ao sangue da Diana (que até correu muito bem) foi uma valente a minha menina com direito a autocolante de bom comportamento e tudo o que a deixou um bocadinho mais animada, ficou com cateter na mão para o caso de ser necessário mais tarde e lá fomos para a sala de espera (cheia de bebés e crianças doentes) aguardar pelo resultado das análises, a Diana aproveitou para dormir uma sesta com o efeito do benuron e assim não lhe custou tanto lá estar à espera. O resultado chegou passado mais de 1h e felizmente estava tudo bem, no entanto as manchas eram muitas e assustadoras, nova reunião de vários médicos a observar a Diana e chegaram à conclusão que era um "Parvo-vírus", o nome não me era completamente estranho, penso que a Joana também teve quando era mais pequena, mas não me lembro de ela ter manchas assim tão grandes e tão vermelhas, é uma doença com mais incidência nas crianças que ao apanharem um vez ficam imunes e que chega sem razão aparente e desaparece também por ela, resta-nos dar benuron para febre e dores, intercalar com brufen caso necessário e esperar que passe no espaço de 1 semana.

Este era o aspeto das manchas na segunda-feira quando a Diana teve mais febre e esteve mais queixosa, eram assim pelo corpo todo e notava-se que lhe causavam muito incómodo e dores, umas das características desta virose é atacar também as articulações, pulsos, joelhos e tornozelos e as queixas dela nesse sentido ajudaram no diagnóstico, ela tinha os pulsos e mãos inchadas, e os tornozelos de tal maneira que não queria calçar sapatos, nem andar nem sequer pôr-se em pé! Na noite de segunda para terça não descansou praticamente nada e passou o tempo todo aos pontapés da aflição que tinha nas pernas, nem os xaropes intercalados de 4 em 4h ajudaram a acalmar o incómodo, de tal modo que fomos a um hospital particular na terça de manhã para obtermos uma segunda opinião, a qual não nos tranquilizou nada porque a médica que a atendeu disse que não concordava com o diagnóstico do hospital, que era um vírus sim mas que estava atacar as veias e daí as manchas vermelhas de segunda estarem a ficar com aspeto de nódoas negras na terça, disse para não dar brufen que ataca muito os rins (desconhecia) para só dar benuron e para vigiar o xixi, se fosse escuro podia ser sinal de sangue na urina, se ela se queixasse com dores de barriga era sinal de alerta porque o vírus poderia estar a atacar os órgãos internos, disse ainda que tinha de ser novamente observada passado 2 dias e que poderia ter de ser internada e que aconselhava uma ida ao pediatra dela para ver se a opinião dele era coincidente com a dela. Escusado será dizer que fui de lá diretamente para o consultório do pediatra, que por norma só dá consulta à tarde e daí termos ido à pediatria do hospital privado em vez de recorrermos logo a ele. Fiquei com o coração nas mãos até ser hora de ele a observar, embora notasse que ela não estava tão mal como na segunda feira.

O pediatra tranquilizou-me, disse que concordava com os 2 diagnósticos, que devia dar só benuron e esperar, observando o xixi  e a evolução das manchas, se melhorasse não necessitava de voltar ao hospital, se dentro de 2 dias não melhorasse (amanhã) voltava ao hospital e ele podia observá-la porque vai estar lá de serviço, vim de lá mais calma, quando cheguei a casa ela lanchou, tomou o benuron, passado pouco tempo adormeceu e só acordou à uma da manhã, estava estafada a minha rica menina, comeu mais qualquer coisa, voltou a tomar benuron (já tinha passado 7h) e dormiu a noite toda calminha, hoje já se nota uma grande melhoria nas manchas, já não têm relevo, já não estão tão intensas, penso que o organismo está a fazer o seu trabalho e a combater o parvalhão do vírus que não podia ter nome mais adequado. Se continuar assim não será necessário voltar ao médico e ao contacto com ainda mais viroses e outro tipo de "bicharada".

Partilho convosco esta informação porque pode acontecer o mesmo com alguma criança próxima de vós e o meu conselho é: tenham calma, procurem mais do que uma opinião, estejam atentos à evolução da situação e o corpo das crianças tem uma capacidade de regeneração incrível, em horas todo o cenário muda, neste caso mudou para muito melhor em pouco tempo! Atenção que também pode aparecer em adultos que não estejam imunes ao vírus mas não se manifesta com tanta intensidade nem com os mesmos sintomas, embora seja contagioso e como tal grande parte da população adulta já se encontra imune mesmo sem saber que alguma vez já foi portador de um tal "Parvo-vírus"

15 comentários:

  1. Boa noite:- " Parvo-vírus". Nunca tinha ouvido falar. Mas manchas são impressionantes e, decerto, muito preocupantes para a menina e sua mãe(papás). Oxalá tudo se resolva o melhor e mais rápido possivel
    ..
    FELIZ NATAL
    ..
    *** Desabafo do meu coração vadio ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso para dizer que é um vírus mesmo parvo, mas felizmente está a passar a olhos visto!
      Votos de Feliz Natal!

      Eliminar
  2. É sempre um sufoco quando algo acontece a quem tanto se ama!
    Espero que esteja bem e sem tão desagradável vírus!!! FESTAS (bem) FELIZES !!!

    ResponderEliminar
  3. Espero que esteja recuperada!!!
    Algo que deve ter sido bem incomodativo!!!
    Festas (bem) FELIZES !!!

    ResponderEliminar
  4. Espero que já esteja completamente recuperada.
    Bom Natal para toda a família.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar desse vírus, mas deve ter sido um susto grande. As manchas eram bem assustadoras. Espero que esteja tudo a correr bem e que a menina tenha rápidas melhoras.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia, este já passou e já estamos noutra dose, tem sido um fartote esta última semana.
      Bjs boas festas

      Eliminar
  6. Ohhh Dora, fiquei mesmo preocupada com a descrição do que estava a acontecer à Dianinha! Graças a Deus que está a melhorar :)
    Beijinho enorme para ti e para as tuas meninas. Uma tb ao papá.
    Que tenhas um Feliz Natal e que o Ano de 2019 seja muito bom!

    ResponderEliminar
  7. Que coisa tão estranha! Cada vez existem mais problemas nos quais por vezes não conseguem dar um resultado certo, depois um coração de Mãe/Pais, está num verdadeiro alvoroço. Espero que já esteja tudo bem com a Menina!

    Vamos; Viver o Natal com a Diferença. [Poetizando e Encantando]
    ***
    Como todos os dias vão ser de festa e trabalhosos até ao Natal, regressarei no dia 26. DESEJO-VOS UM SANTO E FELIZ NATAL, extensivo a familiares e amigos. Abraço-vos com carinho e fraternidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais custa por vezes ainda é isso de não sabermos o que é ao certo, felizmente já passou!
      Bjs e Feliz Natal!

      Eliminar
  8. Olá Dora. Espero que tua menina esteja já recuperada. Feliz Natal para vocês,beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Dora, ao ler seu relato me identifiquei muito com essa situação. Também tenho 2 meninas, embora já adultas (24 e 23 anos), mas cada vez que ficavam doentes eu ficava muito aflita, sempre íamos em 2 médicos ouvir uma srgunda opinião. Nem sempre as duas opiniões eram iguais, necessitando de uma terceira. Mas tudo passa, são males da idade. Ah, e como sofre uma mãe, não é? Que alívio saber que já estão melhorando. Vou continuar lendo os próximos posts para saber o desfecho. Bjs

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!