As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

terça-feira, 24 de março de 2020

Dora: a assassina de unhas

Desde que descobri o maravilhoso mundo das unhas de gel, que me permitia ter uma manicure apresentável por cerca de 3 semanas sem preocupações, nunca mais tinha parado de as manter, já lá vão uns 3 ou 4 anos! Tinha manutenção agendada para o dia 19 de março, à qual por razões óbvias não compareci, quando avisei a técnica que me trata da manutenção das unhas que não iria ela avisou-me logo que ia estar encerrada pelo menos até final de abril, comecei a pensar no que deveria fazer às unhas...deixá-las mais um mês e meio (na melhor das hipóteses) sem lhes tocar depois de já estarem a crescer acerca de 3 ou 4 semanas era impensável, entretanto vi umas publicações em Blogs sobre pessoas que estavam com o mesmo "problema" e como tinham tratado do assunto em casa.

Estavam assim, não muito grandes mas já me começavam a incomodar em algumas tarefas

Depois de várias pesquisas indicarem que humedecendo algodão em acetona e colocando em cada unha, embrulhando cada uma com papel de alumínio com a parte brilhante para baixo para segurar o algodão e deixando atuar 30 minutos seria mais fácil remover o gel em casa, decidi arriscar! Tratei de uma mão de cada vez. Quando tirei o papel de alumínio e o algodão passados mais de 30 minutos não notei absolutamente nada nas unhas, estavam iguais, decidi cortar o tamanho com o corta unhas e depois limar para tirar a cor, depois de muito limar lá consegui o objetivo: tirar comprimento e cor, ficou ainda gel, mas esse até está a proteger as unhas e agora irei cortando conforme forem crescendo, vou mantê-las curtas e espero ir à manutenção no final de maio (já estava agendada e tenho esperança que até lá o "bicho" nos deixe em paz)

Demorei mais de 1h (sem contar com os 30 min. de atuação do algodão e papel de alumínio) a tratar de cada mão, até já me doía os músculos dos braços de tanto limar, senti-me uma verdadeira assassina de unhas :-)

Antes de colocar o algodão humedecido nas unhas, passei com vaselina na ponta dos dedos e nas cutículas porque a acetona seca a pele, e no final de limar, limar, limar,... coloquei bastante creme hidratante, não ficaram nenhuma perfeição mas consegui o que queria, ter as unhas curtas e sem cor para o tempo em que me mantiver por casa. 

Para quem acha que o gel estraga as unhas posso garantir que bem aplicado não noto qualquer problema nas unhas, na parte do crescimento nota-se que estão saudáveis e a restante parte ainda está com uma camada de gel que acaba por proteger, já se for gelinho a garantia de unhas saudáveis não é tanta porque não tem a camada de gel a proteger a unha, a própria unha é limada para aplicação do gelinho, se fizerem de forma continuada estão sempre a desgastar a própria unha, digo isto sem fundamentos científicos, apenas por observação dos procedimentos e pela constatação ao olhar para as minhas unhas que estiveram sempre debaixo de gel durante vários anos, agora vão descansar!

Nota mental: quando esta fase passar e encontrar uma lima elétrica em promoção, vou comprar! Tinha-me facilitado bastante a vida.

4 comentários:

  1. Dorinha, eu acho que estão mais lindas assim! Gosto das unhas ao natural, quando muito, com uma corzinha neutra ou algum brilho. Acho a mão cuidada da forma mais simples muito mais elegante! Já fiz verniz gel, mas detestei a dependência. Não suportava a ideia de as aguentar 3 semanas, ao fim de 8 dias já querida tirar tudo. Agora andam curtinhas, que liberdade!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de umas unhas arranjadas, porém sou desmazelada nas minha por estar em casa. Não gosto de gelinho, dizem que prejudica a unha, não sei!:)

    Beijinhos. Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Eu não me dou nada bem, com unhas gel, gelinho e afins, salta tudo!
    Foi-me a esse trabalho quando tenho alguma festa...
    Nunca tinha ouvido falar desta técnica...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. eu nao posso por gel nem vernis pois estou sempre com as maos na agua o que faz que elas partem sempre mas as tuas ficaram lindas bjs tudo de bom mta saude

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!