As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

domingo, 22 de dezembro de 2019

A escarlatina chegou para passar o Natal conosco!

A meio da semana passada a Joaninha começou a queixar-se com dores de garganta, depois veio a febre, associamos ao tempo que tem estado e à participação dela em visitas de estudo, desfile de Natal... tomou benuron e umas pastilhas para a garganta, além de leite quente com mel de manhã e à noite, mas não se via melhorias, antes pelo contrário. Na sexta-feira marquei consulta no Centro de Saúde para depois de eu sair do trabalho, achei que era uma boa hora para possivelmente ir buscar a receita de algum antibiótico para ela tomar durante o fim de semana em que poderia estar em casa mais resguardada. Quando o médico pediu para levantar a roupa para a auscultar notei umas manchas vermelhas nas costas e no peito e mencionei isso ao médico, ao que ele respondeu: "Pois tem! E parece-me que tem aqui uma escarlatina! Como vai ter de fazer o teste do cotonete para confirmar e os laboratórios já estão fechados, vai ser encaminhada para o Hospital Distrital." 


E lá fomos nós apanhar a mudança de turno das 8h da noite e o jantar dos médicos, esperámos e esperámos e cada vez mais crianças doentes a aparecer e nada de chamarem! Só fomos atendidas lá para as 10h da noite, entretanto tivemos de esperar pelo resultado do teste que deu positivo, seguiu-se uma injeção de penicilina que me fez recordar a única que levei com 11 ou 12 anos e que me lembro de ter custado bastante, preparei a Joana para o que aí vinha, ela ficou algo apreensiva mas portou-se lindamente e a injeção foi super rápida! Ficámos mais meia hora à espera para ver se não havia nenhum tipo de reação, correu tudo bem e à meia noite chegámos a casa!


A médica, muito simpática, que a atendeu indicou que nos 2 dias seguintes ainda poderia ter dores e febre mas felizmente a recuperação está a correr bem e ela já não tem apresentado queixas. Por prevenção a Diana tem ido passar os dias a casa dos avós para tentar ter o mínimo de contacto possível visto ser uma doença infantil contagiosa e que pode aparecer mais do que uma vez, por norma até aos 10 anos de idade, a Joana já tinha tido quando tinha uns 4 anos talvez, é uma espécie de amigdalite mais severa que avança para escarlatina, as manchas no corpo já desapareceram mas deve-se hidratar bem a pele que fica mais seca e áspera! Agora estou a rezar para que a Diana não tenha apanhado o "bicho" porque não me apetece ter uma segunda dose de escarlatina cá em casa! Como ontem fiquei com ela em casa (tal como hoje) tratámos dos presentes de Natal, ficou tudo pronto a entregar, as etiquetas ficaram por conta dela,que adorou participar nesta tarefa.

6 comentários:

  1. Espero que recupere rapidamente!... FESTAS bem FELIZES... Bj

    ResponderEliminar
  2. De passagem... a correr, antes de rumar a norte, fiquei apreensiva ao ler a notícia e não podia seguir sem uma palavrinha. Estimo as melhoras da minha sobrinha-neta... e que a mana fique resguardada.
    Desejo a todos vós umas festas felizes e que 2020 seja próspero.
    Irei reaparecer por estes lados logo que me venha a vontade de navegar pela blogosfera!
    Beijinhos da titia Teresinha

    ResponderEliminar
  3. Rápidas melhoras. Passando também a fim de desejar um Feliz e Santo Natal, bem como, um Ano Novo (2020) repleto de Paz, Saúde, compreensão, e algum dinheiro que dá sempre jeito, para a administração, e TODA A FAMÍLIA AMIGA, deste lindíssimo e aprazível blogue.

    BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  4. Coitadinha!
    Que ela se recupere logo, Dora.

    Muito bom você se sentir bem tantos de saltos como, sem saltos.
    Mas eu não.
    Adoro saltos.
    Muito ruim não poder usa-los.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  5. -
    Como já havia escrito atrás, farei uma pausa para preparativos do Natal. Passarei em família fora de casa.

    Desejo-vos um Santo e feliz Natal, extensivo aos vossos Familiares e amigos. Voltarei assim que me for possível.
    Espero já ter os serviços repostos. Beijo e Abraço
    .
    Um Natal harmonioso para todos nós...
    Beijo_______ FELIZ NATAL

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!