As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O meu bolo de aniversário (feito por mim)

Perante a insistência da minha filha mais velha lá fiz um bolo de aniversário para que me cantassem devidamente os parabéns.
Não ficou nenhuma obra de arte, mas tendo em conta que só faço bolos de vez em quanto e de forma totalmente amadora até não ficou mal de todo, e o mais importante é que modéstia à parte estava muito saboroso.
Fiz bolo de chocolate coberto com chantily caseiro (que fiz pela primeira vez)

Para os interessados aqui ficam as receitas (encontrei ambas algures na internet)

Bolo de chocolate
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Aquecer o forno a 180.º
Bater os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme, adicionar os restantes ingredientes e bater uns minutos com a batedeira elétrica, levar ao forno em forma untada e enfarinhada cerca de 45 minutos.

Chantily caseiro 
200 ml de natas
50g de açúcar
umas gotas de limão

Colocar no congelador as varas e a taça onde se vai bater as natas e o pacote das natas durante cerca de 30 minutos.
Começar por bater as natas na velocidade máxima da batedeira durante 3 minutos, reduzir a velocidade para metade e juntar o açúcar sem parar de mexer, quando as natas começarem a ficar mais sólidas juntar o limão e continuar a bater até ter a consistência desejada. Atenção: não bater demasiado porque as natas podem deslaçar e lá se vai o chantily. Se não for usado no imediato deve ser conservado no frigorífico.

Para decorar o bolo usei estes produtos e a imaginação.




3 comentários:

  1. obrigada pela msg simpática no blog da Alexandra! :)
    O bolo está com aspeto delicioso! :)
    beijinho
    Ida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Ida, será um prazer seguir um blog que me pareceu bastante interessante com coisas que as mulheres gostam :-)
      O bolinho soube mesmo bem!! Foi simples de fazer e ficou aprovado pelos convidados.
      Bjs

      Eliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!