As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

As calças da Diana

Tricotei estas calças para a Diana quando ela ainda estava na minha barriga, mas a preguiça de costurá-las (a parte que eu menos gosto) fez com que só este fim de semana as tenha terminado, com receio que quando as fosse vestir já não lhe servissem, mas afinal tive sorte e ainda estão compridas.

Foram feitas com fio 100% algodão mercerizado, de nome Catania, adquirido na Deltrilã (Porto), continuo fã deste fio que faz um trabalho tão perfeito que parece tricotado à máquina.

Utilizei agulhas circulares n.º 3,5 e fiz cada uma das pernas da seguinte forma:

início = 50 malhas tricotado em canelado 1/1 (cós);
depois tricotei em meia do direito e liga do avesso até ter cerca de 18cm de altura (contando com o cós) fui aumentando de forma igual dos 2 lados, 1 malha de cada vez, 8 malhas de cada lado no total distribuídas de forma uniforme pela altura da perna até ficar com 66 malhas no total, depois diminuí 4 malhas de cada lado da seguinte maneira (1+1+1+1) fiquei com 58 malhas e trabalhei a direito por mais 12 cm;
terminei com cerca de 4 cm de cós 1/1 ficando com uma altura total de cerca de 34 cm;
posteriormente, dobrei cada perna ao meio na vertical e uni-as para formar as calças;
coloquei a fita cor de rosa porque achei que jogava bem com o cinza prata das calças dando um toque colorido e servindo para ajustar as calças caso seja necessário;
se fosse um artigo de menino ficaria bem na mesma fazendo apenas a substituição da fita por outra cor tipo azulão, ou branco ou laranja,...

Olhando agora para o artigo penso que se fizer mais algumas vou optar por fazer o cós superior único depois de costurar as duas pernas, penso que assim ficará mais perfeito e se tricotar sem costura poderei virar o cós ao meio por exemplo, no caso de ficar muito subido, fica a sugestão que me lembrei neste momento ao olhar para a foto.

6 comentários:

  1. Estão lindas adoro!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram bem lindas e a partir de agora...vão dar um jeitão! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Pois é já estou a ponderar fazer mais agora para este tempo frio.
      Bjs

      Eliminar
  3. Não seria preferível tricotar em circular, para não ter de costurar depois de feito?
    Seriam duas pernas separadas que depois tricotada juntas para a parte de cima, digo eu.
    Beijinhos e força para criar as suas princesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível que sim... mas como não tenho muita prática no tricot circular nem me ocorreu mas obrigada pela dica!
      Bjs

      Eliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!