As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

domingo, 19 de abril de 2020

Andei na Telescola e sobrevivi!

Pois é malta, como alguém dizia: "ainda sou do tempo que…" neste caso, que havia a Telescola na RTP, e confesso que detestava ligar a televisão, na altura apenas com 2 canais e a preto e branco lá em casa e aparecer o raio da Telescola quando eu queria era ver desenhos animados ou o Agora Escolha! Quando chegou a altura de eu frequentar o 5.º ano havia duas hipóteses: ou ia para o Ciclo para a sede de concelho (na altura uma Vila) ou ia para a freguesia mais próxima da minha zona de residência (a mais ou menos 2Km de distância), uma aldeia com Telescola, e foi essa a escolha dos meus pais, não sei bem porquê dado que os meus irmãos mais velhos foram para a Vila (o mais velho para um colégio privado e o do meio para o Ciclo), mas eles eram rapazes e eu era a menina da família e possivelmente quiseram proteger-me de confusões, digo eu!
 
Não era uma coisa assim tão estranha ir para a Telescola, mais pessoas da minha escola primária transitaram para lá, basicamente a turma era constituída por miúdos das duas freguesias vizinhas (hoje união de freguesias), e como havia bastantes crianças naquela altura (anos 80) ninguém ia sozinho quer fosse para o Ciclo ou para a Telescola havia sempre por lá alguém conhecido.
 
A "minha Telescola" já era muito evoluída na época porque já funcionava com cassetes de vídeo, uma inovação na altura que me parece que facilitava bastante a vida quer às Professoras quer aos alunos, porque se alguém tivesse dúvidas podiam simplesmente parar o vídeo e esclarecer enquanto que na Telescola antiga isso não acontecia ou estavam com atenção e percebiam a matéria ou então temos pena, já era!
 
Quando eu dizia à minha filha que tinha andado na Telescola (antes de se falar nisso nos tempos recentes) ela achava um bocado estranho e agora ironia das ironias ela vai ter Telescola! Confesso que até achei alguma graça a esta coincidência quando se começou a falar no assunto (não fosse pelo motivo que é e tinha realmente piada), podemos dizer quando isto tudo passar: "nós andámos as duas na Telescola!"
 
Tenho a sensação que na altura a Telescola era uma espécie de parente pobre do ensino, havia distinção entre os alunos que faziam o 5.º e 6.º ano na Telescola e os que faziam no Ciclo, principalmente quando chegavam ao ensino secundário, era do género: ah tu vens da Telescola? Vens muito mais mal preparado! No entanto, não tive qualquer problema em seguir os estudos mesmo tendo andado na Telescola e nunca me senti inferior por isso!
 
As aulas funcionavam na escola primária (do género da que está na imagem mais abaixo), uma das salas era usada para o ensino primário e a outra para a Telescola para as aulas de "letras", as aula de "ciências" que eram dadas por outra Professora decorriam num pavilhão por detrás da escola. Mais uma curiosidade, no início do ano letivo foi apresentada na escola primária da minha filha a Professora de apoio que era nem mais nem menos que a minha Professor do 5.º e 6.º ano da Telescola, claro que no final da apresentação fui falar com ela e ela lembrava-se perfeitamente de mim, foi engraçado e agora com mais esta circunstância começo a achar estranhas as coincidências. 
 
Amanhã a minha filha começa a ter aulas quer em videoconferência com a Professora quer através da Telescola e a mim parece-me uma mistura de 2 mundos, o mundo moderno com as novas tecnologias em que à distância de um click se vêm os colegas e a Professora e podem interagir em tempo real e o mundo que me faz recuar aos anos 80 com a Telescola. Quero acreditar que, com o esforço e dedicação de todos: Professores, alunos e pais se conseguirá salvar o ano escolar, que no caso dela é de transição do 4.º para o 5.º ano (o tal ano em que fui parar à Telescola). Já foi realizada uma aula teste em videoconferência, já chegaram trabalhos para fazer via email, já houve troca de telefonemas e mensagens por watsapp com a Professora e com os outros pais, parece-me estar tudo encaminhado, força miúda! Não vai ser por teres aulas na Telescola que não vais ter sucesso escolar no futuro, cá estarei para te ajudar no que precisares, somos do "grupo": Telescola!
 
Votos de sucesso escolar para todos!
 
imagem retirada da net

11 comentários:

  1. Oh, acho que é uma experiência diferente para os nossos estudantes. Mais vale telescola que escola nenhuma. :D

    Mas sim, parece mesmo uma viagem ao passado!!

    ResponderEliminar
  2. Penso que já mais nada vai ser igual. Há que se habituarem a esta nova realidade!
    -
    Mundo ao contrário ...
    -
    Beijos e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
  3. O covid-19 veio trazer realidades que pela cabeça dos mais velhos eram quase impensáveis. A teleescola que agora volta se calhar não vai acabar tão cedo. É provável que venha para ficar. Nada, digam o que disserem, vai ser como era dantes. Muito vai mudar e o ensino não vai ser excepção
    .
    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
  4. Eu, como fiz a minha escolaridade em França, não sei o que isso é.
    Mas há que aproveitar.
    Por cá tem sido Zoom, Escola Virtual etc...
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Dora
    Acho que em todas as famílias vai acontecer o mesmo, e vai correr tudo muito bem!
    As crianças e jovens estão protegidos e o ensino continua. Sinais dos tempos! Só lamento o motivo, profundamente!
    Um abraço, com votos de muitas felicidades
    Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Também andei na Telescola, numa aldeia vizinha da minha, a cerca de 1 Km de distância. Guardo doces recordações, foi um tempo maravilhoso, aprendi muito e não foi por isso que deixei de seguir os estudos. :) Os professores, as emissões (em direto, a preto e branco e à hora marcada) deliciavam-me, principalmente com as músicas dos genéricos. Tenho tanta pena de não poder recordar, adorava matar saudades dos professores que apareciam na televisão.
    Hoje, infelizmente pela triste razão que todos vivemos, preparo pequenos vídeos para os meus pequeninos (do 1º ano) sentirem que estou deste lado, sempre presente e com o coração neles, ao mesmo tempo que lhes peço pequenas tarefas, a ver se não se esquecem do que estavam a aprender.:)

    ResponderEliminar
  7. Não andei na telescola, mas estou muito curiosa em saber como vai funcionar. 😊

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu não andei na telescola, mas tinha alguns colegas que vinham da telescola e acho que a vida não lhes correu mal por isso :) Por aqui tb andamos em telescola ... teletrabalho , mas acho que está a correr bem :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu dei aulas na Telescola e tenho alunos "doutores"!!! Bj

    ResponderEliminar
  10. Nos tempos que correm nenhum de nós imaginou que íamos voltar à telescola. Mas tem que ser. eu nunca andei na telescola.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Quem diria? Uma verdadeira viagem ao passado. Bj

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!