As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

sábado, 1 de setembro de 2018

Valhelhas (nunca tinha ouvido tal nome)

Quando decidimos que as nossas férias de verão este ano iam ser passadas em Belmonte foi também pelo facto de termos pesquisado no google e termos visto que Belmonte tinha uma praia fluvial, afinal já teve mas já não está "em uso", no hotel onde ficámos deram-nos indicações e sugestões sobre onde ir e o que visitar e sugeriram-nos como praia fluvial: Valhelhas!
Nunca tínhamos ouvido tal nome, nem nas buscas de praias fluviais na net nos apercebemos da existência desta mas o que tenho para vos dizer é que foi uma agradável surpresa.

Ficava a cerca de 8Km do hotel, uma localidade onde passa o rio Zêzere (que dizem ser o rio mais limpo de Portugal) e onde o aproveitamento da passagem do rio está muito bem feito, existe inclusive um parque de campismo nessa pequena localidade mesmo ao lado do rio, quem gostar de campismo, de natureza e quiser descansar nas férias pode reter no pensamento esta pequena localidade, da qual não nos iremos esquecer, tem relva nas duas margens do rio, uma ponte acessível a pessoas com mobilidade reduzida, não se pode espetar chapéus de sol na relva mas existem muitas sombras onde nos podemos abrigar do sol nas horas de maior calor, a Diana dormiu lá umas belas sestas à sombra!

É uma praia fluvial com bandeira azul e vigiada, tem um bar de apoio, parque de merendas e estacionamento à sombra com muitos lugares, paga-se apenas 2€ para estacionarmos nesse local, mas quem não quiser pagar pode deixar o carro a cerca de 1Km a pé, neste caso fica ao sol, pareceu-me que os 2€ eram simbólicos para as boas condições que existiam.

Viam-se bastantes veraneantes mas havia lugar para todos, sem stress

Para tomar banho é que não me pareceu muito fácil porque o "chão do rio" é todo em pedras, algumas com lodo que escorrega bastante e magoa os pés, eu limitei-me a estar sentada à beirinha do rio com a Diana a brincar com a água, a Joana foi mais destemida e foi várias vezes ao banho com o pai, para quem sabe nadar só tem o entrave da entrada escorregar um bocado depois lá dentro está-se bem, a profundidade do rio na zona aconselhada para banhos não era muita, o meu marido é alto conseguiu ir duma margem à outra sempre com pé. Para as miúdas não magoarem os pés nas rochas e para não escorregarem tanto compramos uns sapatos de proteção numa loja de desporto, quase toda a gente usava para ir ao banho. Foram uns dias bem passados, fizemos pic-nic's aos almoço, descansámos,... ficámos todos fãs de Valhelhas e havemos de lá voltar!

4 comentários:

  1. Dora ... os olhares estão lindos!
    Portugal tem investido nas praias fluviais ... e que passeia cá dentro pode isso mesmo constatar!!!bj

    ResponderEliminar
  2. Querida Dora, fizeste uma boa escolha para férias.
    Belmonte é lindo e Valhelhas uma delícia!
    Numa ida à Guarda, há uns bons anos, fomos todos a banhos a Valhelhas. Adorámos! Já depois disso temos só passado por lá e notamos que o parque está mais bem tratado.
    Nós temos estado na praia de Quiaios, porque está muito calor em Cª. e aqui é um lugar bem fresco e silencioso.
    As minhas sobrinhas estão muito crescidas.
    Beijinhos da
    tia Teresinha

    ResponderEliminar
  3. Estivemos em Belmonte no ano passado, mas não fomos a essa praia fluvial. Aproveitámos bem a piscina do hotel e todos os museus que existem pela vila (são bem giros!). Para a próxima temos de ir a Valhelhas (;

    ResponderEliminar
  4. Oi, Dora!

    Imagino o quanto aproveitaram o passeio... As imagens mostram que, de fato, trata-se de um lindo lugar!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!