As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

sábado, 12 de janeiro de 2019

O casamento (55 anos depois)

Ontem o dia foi especial, não só porque foi o dia de aniversário da minha mãe mas também porque foi o dia em que os meus pais casaram pela igreja, 55 anos depois de o terem feito pelo civil. 
Foi no dia 21 de dezembro de 1963 que 2 jovens, ele com 19 anos e ela com 18 casaram, talvez pelas parcas posses da altura optaram por um casamento simples pelo civil, em casa de familiares, a noiva com um vestido confecionado pela futura sogra (que era costureira), não tiveram direito a fotografias o que eu muito lamento e a minha mãe agradece porque diz que prefere nem ver as figurinhas da altura :-) eu deduzo que o vestido de noiva tenha sido mais parecido com um vestido de primeira comunhão dado que a minha mãe tinha pouco mais de 1,50mt de altura e cerca de 40Kg de peso, pelo que ela conta teve véu emprestado por uma prima que tinha casado um tempo antes.

Ambos são e sempre foram católicos, a minha mãe praticante vai com frequência à missa o meu pai só em algumas ocasiões, então porque é que não casaram pela igreja? Não calhou!!

Eu sempre disse que quando eles fizessem 50 anos de casados iam casar pela igreja e tentei organizar as coisas por forma a que isso acontecesse, mas a minha mãe que não é nada dada a festas e "aparatos" quando viu que andávamos a pensar nos preparativos do casamento disse que não queria nada disso, que já era casada e ia continuar assim, e pronto, respeitámos a opinião dela e nesse dia houve apenas um almoço de família com filhos e netos para assinalar a data.

Mas eu sempre soube que ela no fundo gostava de casar pela igreja e porquê? Porque ela durante estes 55 anos nunca comungou na missa por não ser casada pela igreja, ela achava que não devia e não o fazia, nunca!

O padre da paróquia onde ela frequenta a missa chegou a falar com ela sobre o assunto e foi por isso que no dia em que ele abençoou os meus 10 anos de casamento falou comigo, ele achava que era o meu pai que não queria casar, eu expliquei que não e disse-lhe a verdadeira razão, que a minha mãe não queria festas nem nada disso e ele propôs fazer uma cerimónia simples, num dia de semana para ser mais discreto, só com a presença de filhos e netos e eu fiquei a pensar no assunto e no dia de ano novo, no final da missa, eu e a minha sobrinha mais velha fomos falar com o padre para saber se era possível eles casarem no dia dos anos da minha mãe (11 de janeiro) ele disse que sim e fizemos essa surpresa ao meu pai e à minha mãe no dia de ano novo! Eles nem queriam acreditar, mas como o padre já tinha agendado já não tiveram coragem de dizer que não, tratei de arranjar todos os dados que o padre precisava para organizar o processo de casamento e ontem, de forma simples e discreta como era vontade da noiva lá foram eles casar, tendo a neta mais velha como madrinha e os filhos como testemunhas

A Diana foi a convidada mais nova da festa, se eles tivessem casado quando fizeram as bodas de ouro ela não tinha assistido, assim como eles esperaram mais 5 anitos ela já assistiu ao casamento dos avós

No final da cerimónia uma oração à nossa senhora

E também foi à nossa senhora que a noiva ofereceu o bouquet, prenda de casamento de uma das netas.

Foi um dia memorável para os noivos, os filhos e os netos. 
Seguiu-se um almoço de família que terminou com um bolo de casamento/aniversário feito por mim e que podem ver no meu Instagram Aqui 

Agora resta desejar felicidades aos noivos!!!

37 comentários:

  1. Que coisa mais linda. Fiquei deveras emocionada. Quem me dera ... Muitas felicidades para os seus pais que tenham muita saúde. Obrigada pela partilha.

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, Dora! Mesmo comovente.
    Felicidades aos novinhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ah que lindo, Deus abençoe essa união!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foi abençoada com 3 filhos e 6 netos Monyque e continuará a ser certamente.
      Bjs

      Eliminar
  4. Tão bonito. :) muitas felicidades para todos. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Dora, que encanto essa surpresa qie fez aos pais tão queridos. Eles serão sempre agradecidos por essa linda homenagem.
    Gostei de ler algumas postagens suas. Gosto de blogs assim como o seu. Vejo que aqui no Brasil muitos estão deixando seus blogs para postar somente no Instagram. Não deixe! Vou segui-la. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena, eu também tenho conta no Instagram mas gosto muito de escrever aqui no Blog, por isso não conto deixá-lo tão depressa.
      Volte sempre!
      Bjs

      Eliminar
  6. Maravilhoso! Foi uma surpresa muito boa da vossa parte.
    Bom Ano!

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Estou completamente comovida! Porque esta publicação transparece amor no seu estado mais puro *-*
    Que momento bonito, que bela surpresa. Parabéns aos noivos

    r: Adorava visitar o Museu, deve estar fabuloso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma bonita história que terei para contar, tal como os meus irmãos, filhas e sobrinhos.
      Bjs

      Eliminar
  8. Boa noite!
    .

    Começo por lhe dar os parabéns por realizarem um sonho dos seus Pais. Que lindo! Em dezembro (dia 22) fui a umas bodas de prata com a renovação dos votos na Igreja, onde se renovavam também os votos de umas Bodas de Ouro.. O Sr Padre foi escolhido para a renovação dos votos do casal dos 50 anos de casados, porque os tinha casado há cinquenta anos atrás... Eu nunca tinha assistido nada assim. Foi uma emoção enorme.
    Imagino a vossa emoção... dos filhos e netos e mesmo dos seus Pais. Um casamento ao fim de 50 anos, é ter mesmo força de vontade se viver. Que Deus vos abençoes e os Proteja.
    .
    (este mês faz 25 anos que perdi a minha Mãe) com 53 anos de repente).
    Eu para o fim de semana que vem, faço 39 anos de casada... :)
    .
    Gostei tanto, mas tanto da sua partilha que não me canso de ler. Meu Deus como é tão bom ainda ter os Pais a celebrar e casar ao fim de 50 Anos. Felicidades eternas.

    Um grande beijinho para todos vós
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras Cidália.
      Votos de um casamento duradouro e feliz para si também.
      Bjs

      Eliminar
  9. Um dia realmente lindo para toda a família, pois 55 anos de casamento é um marco incrível e ser comemorado com o casamento pela igreja ainda se tornou certamente mais especial, principalmente para a sua mãezinha.
    Desejo as maiores felicidades aos noivos e a toda a família.
    Muito obrigado pela sua visita ao meu cantinho.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria, foi realmente um dia bonito e memorável para todos os presentes.
      Bjs

      Eliminar
  10. Um relato absolutamente fantástico!! Adorei lê-lo! Uma família abençoada, sem dúvida, onde o amor e o respeito marcam presença constante. Muitas felicidades e muitos parabéns aos noivos e restante família.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia, é uma história que nos marcará para sempre a todos de uma forma muito bonita.
      Bjs

      Eliminar
  11. Companheiros de uma vida!
    Com união e felicidade, a vida corre melhor

    ResponderEliminar
  12. Que ideia maravilhosa e linda que tiveram. Parabens aos noivos! Beijoca para ti, meninas e marido.

    ResponderEliminar
  13. Que lindo post! Que bom que seus pais puderam realizar o desejo do casamento religioso, ao gosto deles, em uma cerimônia cercada pela família. É uma linda história! Um grande beijo

    ResponderEliminar
  14. Ohhh tão bom!!! Tão bom ainda termos a capacidade de surpreender os nossos pais e de os fazermos felizes!!!

    ResponderEliminar
  15. Oooh :) que continuem todos unidos e felizes.

    ResponderEliminar
  16. Um amor construído e sustentando. Tão raro nos tempos atuais! Felicidades e saúde para os noivos. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Dora, gostei de conhecer o teu blog e especialmente de ler esta publicação que tanto tem de emotiva como de inspiradora. Um amor de meio século, coisa já tão rara, e que se reforça com o passar dos anos. Uma amiga minha esperou 25 anos para poder casar no religioso, isto porque precisou que um casamento na juventude do marido, que pouco durou, pudesse ser considerado nulo pela igreja. Ao contrário dos teus pais ela sempre disse que faria uma grande festa, e fez. Foi também um momento de muita alegria e emoção. Admiro as pessoas que esperam e alcançam. Há coisas que não acontecem quando queremos e sim quando se proporciona, e geralmente é na hora certa. Beijos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!