As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Ao comprar está a ajudar!

Já conhecem este livro?

Sinopse

As Histórias do Joãozinho são histórias de crianças para crianças

 Este projeto nasceu do desejo de criar histórias infantis elaboradas pelas próprias crianças internadas no Hospital Pediátrico Integrado do Centro Hospitalar São João do Porto. O objetivo foi não só marcar a passagem deles pela pediatria, superando da melhor forma um momento difícil, mas também criar um espírito de união, criatividade e aprendizagem de valores. Todas as histórias são acompanhadas de ilustrações e, no final, existe um espaço reservado para a criação de uma história original.
 


Autor: Ana Pinto
Data de publicação: Junho de 2019
Número de páginas: 42
ISBN: 978-989-52-5856-7
Colecção: 7 aos 10 anos
Género: Infantil
Idioma: PT
Preço: 10€
 
Os recursos obtidos serão destinados ao trabalho da casa de saúde, fazendo a diferença no dia a dia da pediatria e dos seus utentes e profissionais. Eu já adquiri o meu que tem sido a leitura noturna cá em casa recentemente.

Entrevista via email à autora da obra


- Como surgiu a ideia da criação desta obra?
Sempre tive ligada ao voluntariado e principalmente com crianças. Porém, não queria apenas brincar e contar-lhes histórias. Queria dar-lhes a possibilidade de poderem contar a sua história. Afinal, quem melhor do que uma criança para escrever histórias infantis? Ela sente, vê e pensa como só uma criança sabe.
Para além disso seria criado também um momento de partilha de aprendizagens e valores importante para o desenvolvimento deles e, em última instância, poderia ajuda-los a ultrapassar uma momento desafiante e inspirar outras crianças na mesma situação.


- Qual a ligação da organizadora do livro ao IPO do Porto?
Creio que queria dizer São João?
Sou efectivamente voluntária no IPO do Porto através da Acreditar mas isso foi já após o início deste projeto no São João.
Eu fiz a proposta deste projeto ao IPO também mas não foi aceite. A pediatria do São João, por sua vez, ficou logo interessada e marcou uma entrevista comigo para perceber melhor a natureza e intenção do projeto.

 - Houve envolvimento da comunidade médica no projeto?
Não houve envolvimento da comunidade médica mas sim da equipa pedagógica. Tiveram o cuidado de criar as condições necessárias e dar-me todo o apoio possível em cada sessão.

- Quais a idades das crianças envolvidas no livro?
As crianças têm entre os 5-12 anos.

 - Será uma edição única ou ponderam a elaboração de mais edições para continuação o projeto?
Para já esta foi uma edição única. Até porque conseguir a sua publicação foi uma longa luta, devido a questões burocráticas e financeiras.
Porém, espero que a divulgação ajude no aumento das vendas e assim consigamos não só verbas para a ACSJ - Associação das crianças do São João, como também para uma nova edição das histórias do Joãozinho.
Seria um enorme prazer fazer esta caminhada de novo ao lado das crianças.

Uma última nota pessoal:
Para mim, este livro é muito mais do que uma compilação de histórias. É uma prova daquilo que as crianças são capazes de fazer quando criamos condições para tal. É a prova do que em conjunto podemos fazer quando unidos pela mesma causa (campanha crowdfunding) e a prova de que afinal uma pessoa apenas pode fazer a diferença. É uma prova de amor e esperança. Assim seja!


Livro traz narrativas elaboradas por crianças internadas no Hospital São João do Porto


Publicado pela Chiado Kids


Podem adquirir online em:


https://www.flamingoedicoes.com/livraria/as-historias-do-joaozinho

9 comentários:

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!