As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Foi há 20 anos...

Foi há 20 anos que um grupo de 8 jovens na casa dos 20 anos e uma jovem destemida com 16 anos fizeram todos pela primeira vez uma peregrinação a Fátima. Alguns eram católicos praticantes outros apenas devotos de Nossa Senhora e decidiram em conjunto percorrer os cerca de 80km que separam o local de partida (Lapa-Cartaxo) de Fátima, a maior parte não conhecia o caminho que ia fazer porque nas idas a Fátima de carro usávamos por norma a auto-estrada e a pé fomos pela estrada nacional e por alguns atalhos que nos foram recomendando pelo caminho ou seguindo indicações na estrada.

O pároco da altura fez uma pequena cerimónia muito simples e bonita na Igreja antes da nossa partida.

Na primeira noite pernoitamos em Santarém, na segunda em Alcanena e de 12 para 13 de maio dormimos em Fátima numa garagem alugada à  última da hora nos sacos cama que colocámos por cima de mantas de Minde para evitar que o frio do chão de cimento nos gelasse o corpo durante a noite.

Algumas pessoas que já tinham feito o percurso tentaram desencorajar-nos antes da partida, lembro-me de dizerem: "Quando chegarem à Ereira voltam para trás" (localidade a 2 km do ponto de partida), mas esse tipo de  comentários só nos deu mais vontade de partir e chegar ao destino.

Do que me recordo, nenhum de nós tinha algum tipo de promessa a cumprir e isso acabou por nos retirar algum peso na caminhada, íamos por nossa vontade agradecer à Nossa Senhora o facto de ela estar presente na nossa vida e de alguma forma nos proteger.

Como éramos um grupo pequeno foi fácil irmos todos juntos, houve muito o espírito de grupo de 1 por todos e todos por 1.

Pelo caminho parámos na Torre do Bispo (localidade onde está sempre uma tenda de apoio aos peregrinos) alguns colegas já tinham bolhas  nos pés e os restantes ficaram assustados à espera que as suas aparecessem também, no meu caso fiz o caminho todo sem que qualquer bolha aparecesse, pessoas experientes que já tinham feito várias peregrinações aconselharam-me a colocar alcool nos pés para enrijar a pele seguido de vaselina para hidratar e calçar as meias ao contrário para evitar fricções das costuras, para além de umas sapatilhas confortáveis com as quais eu já estivesse habituada a andar, também deveria arejar os pés sempre que parássemos para descansar, assim fiz e resultou. Outro conselho foi levar um chapéu de chuva para me apoiar e porque o mesmo também serviria para me proteger do sol ou da chuva e de facto no último percurso da caminhada deu-me imenso jeito porque choveu e choveu!!

Penso que ficámos todos com uma boa memória dessa peregrinação, de tal forma que voltámos vários anos seguidos, confesso que já perdi a conta aos anos que lá fui a pé, talvez uns 12 ou 13, sei que não consegui ir no ano que comecei a trabalhar porque ainda não podia tirar dias de férias e depois também não fui por altura em que estive grávida das minhas filhas, já não vou lá pelo menos há 6 anos (altura em que estive grávida pela última vez) e gostava muito de voltar a fazer o percurso, a última vez que fui fomos apenas eu e o meu marido e o meu pai como carro de apoio e é nestes moldes que pretendo voltar (talvez com mais uma ou outra pessoa de família) quem sabe ainda este ano...

Da primeira peregrinação guardo comigo religiosamente esta dezena que foi oferecida por uma das colegas de caminhada (obrigada Tininha) a cada um dos participantes, anda desde esse dia na minha carteira e espero nunca a perder.

Rezo por todos aqueles que se encontram neste momento em peregrinação e também por aqueles que têm vontade de fazer o caminho mas que não podem por alguma limitação, rezo ainda por todos os que têm o desejo de um dia viver esta experiência única e inesquecível, para que a possam concretizar. Todas as peregrinações que fiz foram diferentes, únicas e especiais!

Que a Nossa Senhora de Fátima nos ampare, nos proteja e nos abençoe a todos nós.

7 comentários:

  1. Eo comecei a ir a Fátima a pé em 2017. Também fui agradecer as graças recebidas ao longo da vida. A pandemia tem-me impedido de ir. Mas, se tudo correr bem, este ano em Outubro, lá iremos.
    Adoro. Uma vez peregrino, para sempre peregrino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Maria, uma vez peregrino, para sempre peregrino. É inexplicável o que se sente.

      Eliminar
  2. .Acredito que tenha sido uma viagem pedonal muito divertida como são, regra geral, as caminhadas de grupos, rumo a Fátima. Nunca fiz esse percurso a pé. De carro sim... pela auito-estrada, lol.
    Uma semana feliz … Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Costumo ir Lá todos os anos, mas de carro. Não me atreveria ir a pé, acho que não chegava nem a um terço de caminho. Louvo e aprecio a quem tem a coragem de o fazer! :)
    .
    A brisa descansa, e abre o caminho ...
    .
    Beijos
    Uma excelente semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente também mora mais longe Cidália, quanto mais longe for mais difícil certamente será.
      Bjs

      Eliminar
  4. Todos os anos costumo ir a Fátima, falhei o ano passado mas se não houver imprevistos, irei no próximo fim de semana, mas de carro.
    Há recordações que permanecem eternamente no nosso coração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!