As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

quinta-feira, 25 de abril de 2019

25 de abril - trabalho para a escola

A Joana tinha como trabalho de casa fazer pesquisa sobre o 25 de abril e nada melhor do que ir a um dos locais dos factos para ela perceber melhor o que aconteceu, fomos a Santarém à antiga Escola Prática de Cavalaria, local de onde saíram os militares em direção a Lisboa, e visitámos também em Santarém a estátua do Salgueiro Maia, capitão que liderou as tropas. 
Já em casa, decidimos que íamos usar as fotos que tirámos para ilustrar o tpc e junto às mesmas escrevemos as seguintes quadras alusivas ao tema

Do quartel militar de Santarém
Uma coluna de chaimites saiu
Na madrugada de 25 de abril
E para Lisboa partiu

Iam destemidos e determinados
Para a Liberdade conquistar
O Estado Novo derrubaram
Sem sangue derramar


O capitão Salgueiro Maia
As tropas comandou
Foi um herói deste dia
Com o governo falou

Os cravos distribuídos pela florista
Deram cor à revolução
São usados até hoje
Como memória dessa situação

Pelo Cartaxo passaram
Uma revolução foram fazer
Demoraram tempo a chegar
Para a Liberdade nos devolver

Se somos livres atualmente
A eles devemos agradecer
Pela coragem que tiveram
De o Governo ir combater

9 comentários:

  1. Olá Dora, hoje dei-me conta que já lá vão 45 anos, tinha mais ou menos a idade das tuas filhas e lembro-me como se fosse ontem. O que me deixou mais feliz na época foi a escola estar fechada! beijinho.

    ResponderEliminar
  2. E assim se consegue tornar um TPC significativo :)

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Isso é um tpc de nota 20!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Ficou excelente :))

    HOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :-Meu amor: Eu estou aqui.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  5. Excelente atividade e por certo boa nota terá no mesmo!!! Bj

    ResponderEliminar
  6. Nada como ensinar a história ao vivo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Essa ajuda dos pais no tpc é espectacular!!! Aposto que aprendeu mais depressa!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Dora! Meu marido estudou em Santarém ,nesta época estava em Lisboa e tinha 15 anos. Contou-me um pouco e com tuas explicações fiquem à saber melhor! Grata por partilhares! Bom Domingo por ai amiga,Beijinhos!

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!