As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Como está a correr o Estudo Em Casa?

Esta semana começou o desafio da escola à seria em casa, todos os dias às 9h da manhã a Joana e a restante turna têm aulas com a Professora por videoconferência, seguem-se as aulas na TV e a parte da tarde tem sido para fazer os trabalhos que a Professora envia por email, ou que constam no Plano semanal que a Professora envia igualmente por email, ou para terminarem os desafios propostos nas aulas emitidas pela TV.
 
Imagem retirada da net

Na segunda feira fui acompanhando, para perceber como a coisa ia funcionar, e não desgostei! Apesar de ter achado que as explicações na TV foram dadas rapidamente e que provavelmente os alunos iam ter dificuldade em acompanhar tudo, mas também temos de perceber que as aulas duram apenas 30 minutos e que as novas tecnologias permitem que eles revejam as aulas, caso necessário, podem andar para trás na TV e parar, ou rever no Youtube onde as aulas ficam depois disponíveis.
 
Sei que infelizmente há muitos Professores que não sabem trabalhar com as plataformas informáticas e por isso os seus alunos poderão ter mais dificuldade em acompanhar a matéria. Também sei que nem todas as crianças têm equipamentos informáticos e internet para que tenham a aprendizagem mais facilitada. Na turma da minha filha (que frequenta uma escola pública) todos os alunos dispõe das ferramentas necessárias, embora esteja previsto no plano semanal tempo para a Professora trabalhar com os alunos de outra forma se for necessário, caso haja problemas informáticos por exemplo.
 
O plano semanal tem uma parte de "Balanço semanal" o que me parece muito útil para limar arestas. 
 
A minha filha, e os restantes colegas, já estão com esta Professora desde o primeiro ano (estão atualmente no 4.º ano), por isso já se conhecem todos bem, os pais também têm uma boa relação com a Professora e como estamos numa cidade pequena toda a gente acaba por se conhecer e entreajudar se for preciso, o que acaba também por facilitar.
 
Fico espantada com a forma como as crianças, e nós próprios, nos adaptamos com relativa rapidez e alguma facilidade (aplausos para os "Tugas" desenrascados).
 
Ontem e hoje ela já esteve sozinha, já percebeu a dinâmica e tem avançado sem grandes problemas.
Perante o cenário em que estamos foi uma forma de não parar o ano letivo e embora as dificuldades de alguns alunos possam ficar acentuadas nesta fase penso que a maioria (pelo menos assim desejo) estão a conseguir andar para a frente.
 
Aqui em casa é só ela que está neste regime, também facilita a dinâmica familiar, embora a Diana também tenha tarefas propostas pela Educadora mas que não são obrigatórias nem tão rígidas para cumprir, mas fico a pensar nos pais que têm vários filhos a precisar dos equipamentos informáticos e a ver a TV em horas diferentes e todos com trabalhos para fazer e por vezes com os pais em teletrabalho não deve ser tarefa nada fácil, mas com o amor que temos pelos filhos tudo se consegue.
 
Força pais e mães que andam aí por esse lado e estão nestas circunstâncias!
 
 

8 comentários:

  1. Olá:- Vida difícil para muitos pais e alunos. Pais em teletrabalho. Tendo, por exemplo, três filha na escola, como vai ser? Haverá TV e PC para todos? Dá mesmo que pensar.
    .
    saudações poéticas

    ResponderEliminar
  2. Tenho tentado estar atenta a algumas aulas e tenho que tirar o chapéu aos professores que estão a dar forma a este método, porque não é nada fácil estarem assim tão expostos, ainda para mais quando o tempo de duração das aulas é tão curto e há sempre tanto para explicar. Não sendo a situação ideal, conseguiram uma alternativa que permite às crianças continuarem o seu percurso escolar com menos bases perdidas.
    Mais do que nunca, a cooperação casa-escola tem que ter laços bem unidos, porque torna-se mais fácil se todas as partes ajudarem :)
    No site https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ também estão disponíveis as aulas e os recursos pedagógicos

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma afilhada a ter as aulas em casa. 6ºano, e estou em casa da minha filha a tomar conta dos netos. Tem sido um problema muito grande! Mas sim, vão-se adaptando!
    -
    O vento agreste soa a tempestade
    -
    Beijos e uma noite feliz!

    ResponderEliminar
  4. Espero que minimize a impossibilidade de uma ida à escola!!! Bj

    ResponderEliminar
  5. Olá! Cá por casa tenho o meu filho que acompanha as aulas do 5º ano e tem aulas via zoom com os professores de manhã e a minha filha que acompanha as "aulas" da pré, mas que já mostra interesse nas aulas que são dadas ao 1º e 2ª ano. Não temos qualquer suporte da educadora, a não ser um olá de vez em quando, num grupo de WhatsApp que criamos com todos os meninos da pré da escolinha dela. Esse projecto tem sido fantástico para todos!!

    Olá Tily!
    Das tuas escolhas li o Código Da Vinci de Dan Brown e também a A Formula de Deus de Jose Rodrigues do Santos.
    Não tenho a certeza se voltei a ler mais algumas coisa do Dan Brown, mas do José Rodrigues dos Santos já li vários, o meu preferido foi "A Filha do Capitão" que se passa na primeira guerra mundial.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. eu nao tenho filhos que vam a escola pois o meu ja é grande mas deve ser complicado pois eles tb tem os seus havitos com os colegas mas bom em breve vam poder os ver bjs coragem saude

    ResponderEliminar
  7. Olá Dora, graças a Deus já não tenho filhos em situação de estudo online, mas louvo e aplaudo o esforço que pais, professores e alunos têm feito para levar a bom porto o último trimestre deste ano letivo. É preciso paciência e muito empenho! Beijinho, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. I just loved this post, dear! Thanks for sharing xx

    Have a lovely day.

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!