As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

sábado, 25 de abril de 2020

Liberdade sem liberdade


Foto tirada o ano passado em Santarém (podem ver mais Aqui)



Hoje não somos livres
Hoje não pudemos andar por aí
Hoje devemos ficar em casa
Hoje devemos ser livres aqui
 
Vamos fazer cravos em papel
Vamos desenhar a Liberdade
Vamos cantar na nossa varanda
Sem sermos livres de verdade
 
O raio do bicho que apareceu
Sem a ninguém pedir autorização
É invisível e autoritário
Mas haveremos de lhe dizer NÃO!
 
Não, tu aqui não entras!
Não, não nos vais atormentar…
Seremos fortes e resistentes
E contra ti iremos lutar
 
Queremos a liberdade de volta
Desejamos ser livres e felizes
Pretendemos fazer o que nos apetecer
Os idosos, os adultos e os petizes
 
Vai-te embora bicho mau
Queremos de volta a nossa vida
Já fizeste muitos estragos no mundo
Já teremos de sarar uma grande ferida
 
Planeamos ser livres hoje e sempre
Iremos lutar para conseguir
Juntos faremos a diferença
E deste cenário vamos sair
 
 
 

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Como está a correr o Estudo Em Casa?

Esta semana começou o desafio da escola à seria em casa, todos os dias às 9h da manhã a Joana e a restante turna têm aulas com a Professora por videoconferência, seguem-se as aulas na TV e a parte da tarde tem sido para fazer os trabalhos que a Professora envia por email, ou que constam no Plano semanal que a Professora envia igualmente por email, ou para terminarem os desafios propostos nas aulas emitidas pela TV.
 
Imagem retirada da net

Na segunda feira fui acompanhando, para perceber como a coisa ia funcionar, e não desgostei! Apesar de ter achado que as explicações na TV foram dadas rapidamente e que provavelmente os alunos iam ter dificuldade em acompanhar tudo, mas também temos de perceber que as aulas duram apenas 30 minutos e que as novas tecnologias permitem que eles revejam as aulas, caso necessário, podem andar para trás na TV e parar, ou rever no Youtube onde as aulas ficam depois disponíveis.
 
Sei que infelizmente há muitos Professores que não sabem trabalhar com as plataformas informáticas e por isso os seus alunos poderão ter mais dificuldade em acompanhar a matéria. Também sei que nem todas as crianças têm equipamentos informáticos e internet para que tenham a aprendizagem mais facilitada. Na turma da minha filha (que frequenta uma escola pública) todos os alunos dispõe das ferramentas necessárias, embora esteja previsto no plano semanal tempo para a Professora trabalhar com os alunos de outra forma se for necessário, caso haja problemas informáticos por exemplo.
 
O plano semanal tem uma parte de "Balanço semanal" o que me parece muito útil para limar arestas. 
 
A minha filha, e os restantes colegas, já estão com esta Professora desde o primeiro ano (estão atualmente no 4.º ano), por isso já se conhecem todos bem, os pais também têm uma boa relação com a Professora e como estamos numa cidade pequena toda a gente acaba por se conhecer e entreajudar se for preciso, o que acaba também por facilitar.
 
Fico espantada com a forma como as crianças, e nós próprios, nos adaptamos com relativa rapidez e alguma facilidade (aplausos para os "Tugas" desenrascados).
 
Ontem e hoje ela já esteve sozinha, já percebeu a dinâmica e tem avançado sem grandes problemas.
Perante o cenário em que estamos foi uma forma de não parar o ano letivo e embora as dificuldades de alguns alunos possam ficar acentuadas nesta fase penso que a maioria (pelo menos assim desejo) estão a conseguir andar para a frente.
 
Aqui em casa é só ela que está neste regime, também facilita a dinâmica familiar, embora a Diana também tenha tarefas propostas pela Educadora mas que não são obrigatórias nem tão rígidas para cumprir, mas fico a pensar nos pais que têm vários filhos a precisar dos equipamentos informáticos e a ver a TV em horas diferentes e todos com trabalhos para fazer e por vezes com os pais em teletrabalho não deve ser tarefa nada fácil, mas com o amor que temos pelos filhos tudo se consegue.
 
Força pais e mães que andam aí por esse lado e estão nestas circunstâncias!
 
 

domingo, 19 de abril de 2020

Andei na Telescola e sobrevivi!

Pois é malta, como alguém dizia: "ainda sou do tempo que…" neste caso, que havia a Telescola na RTP, e confesso que detestava ligar a televisão, na altura apenas com 2 canais e a preto e branco lá em casa e aparecer o raio da Telescola quando eu queria era ver desenhos animados ou o Agora Escolha! Quando chegou a altura de eu frequentar o 5.º ano havia duas hipóteses: ou ia para o Ciclo para a sede de concelho (na altura uma Vila) ou ia para a freguesia mais próxima da minha zona de residência (a mais ou menos 2Km de distância), uma aldeia com Telescola, e foi essa a escolha dos meus pais, não sei bem porquê dado que os meus irmãos mais velhos foram para a Vila (o mais velho para um colégio privado e o do meio para o Ciclo), mas eles eram rapazes e eu era a menina da família e possivelmente quiseram proteger-me de confusões, digo eu!
 
Não era uma coisa assim tão estranha ir para a Telescola, mais pessoas da minha escola primária transitaram para lá, basicamente a turma era constituída por miúdos das duas freguesias vizinhas (hoje união de freguesias), e como havia bastantes crianças naquela altura (anos 80) ninguém ia sozinho quer fosse para o Ciclo ou para a Telescola havia sempre por lá alguém conhecido.
 
A "minha Telescola" já era muito evoluída na época porque já funcionava com cassetes de vídeo, uma inovação na altura que me parece que facilitava bastante a vida quer às Professoras quer aos alunos, porque se alguém tivesse dúvidas podiam simplesmente parar o vídeo e esclarecer enquanto que na Telescola antiga isso não acontecia ou estavam com atenção e percebiam a matéria ou então temos pena, já era!
 
Quando eu dizia à minha filha que tinha andado na Telescola (antes de se falar nisso nos tempos recentes) ela achava um bocado estranho e agora ironia das ironias ela vai ter Telescola! Confesso que até achei alguma graça a esta coincidência quando se começou a falar no assunto (não fosse pelo motivo que é e tinha realmente piada), podemos dizer quando isto tudo passar: "nós andámos as duas na Telescola!"
 
Tenho a sensação que na altura a Telescola era uma espécie de parente pobre do ensino, havia distinção entre os alunos que faziam o 5.º e 6.º ano na Telescola e os que faziam no Ciclo, principalmente quando chegavam ao ensino secundário, era do género: ah tu vens da Telescola? Vens muito mais mal preparado! No entanto, não tive qualquer problema em seguir os estudos mesmo tendo andado na Telescola e nunca me senti inferior por isso!
 
As aulas funcionavam na escola primária (do género da que está na imagem mais abaixo), uma das salas era usada para o ensino primário e a outra para a Telescola para as aulas de "letras", as aula de "ciências" que eram dadas por outra Professora decorriam num pavilhão por detrás da escola. Mais uma curiosidade, no início do ano letivo foi apresentada na escola primária da minha filha a Professora de apoio que era nem mais nem menos que a minha Professor do 5.º e 6.º ano da Telescola, claro que no final da apresentação fui falar com ela e ela lembrava-se perfeitamente de mim, foi engraçado e agora com mais esta circunstância começo a achar estranhas as coincidências. 
 
Amanhã a minha filha começa a ter aulas quer em videoconferência com a Professora quer através da Telescola e a mim parece-me uma mistura de 2 mundos, o mundo moderno com as novas tecnologias em que à distância de um click se vêm os colegas e a Professora e podem interagir em tempo real e o mundo que me faz recuar aos anos 80 com a Telescola. Quero acreditar que, com o esforço e dedicação de todos: Professores, alunos e pais se conseguirá salvar o ano escolar, que no caso dela é de transição do 4.º para o 5.º ano (o tal ano em que fui parar à Telescola). Já foi realizada uma aula teste em videoconferência, já chegaram trabalhos para fazer via email, já houve troca de telefonemas e mensagens por watsapp com a Professora e com os outros pais, parece-me estar tudo encaminhado, força miúda! Não vai ser por teres aulas na Telescola que não vais ter sucesso escolar no futuro, cá estarei para te ajudar no que precisares, somos do "grupo": Telescola!
 
Votos de sucesso escolar para todos!
 
imagem retirada da net

sábado, 18 de abril de 2020

Como seguir este Blog

Se ainda não é seguidor do Blog e gostaria de ser, para ficar a par das publicações que coloco aqui pode fazê-lo de duas maneiras:
  1. Clicando no Botão "seguir" no item "seguidores" na barra lateral direita do Blog;
  2. Seguir o Blog por email, recebendo notificações de publicações no email.
Nota: se estiver a ver o Blog no telemóvel ou tablet e não visualizar a barra lateral direita do Blog onde tem estas opções, siga até ao final das publicações e clique em "versão web" para ver o Blog tal como se estivesse no computador e ter acesso a esta barra lateral.

Se tiver conta no google (gmail por exemplo), procure na barra lateral do Blog o item "seguidores", que consta na imagem seguinte, clique no botão "seguir" e siga as instruções



Seguir o Blog por email:

Recebe uma notificação no email sempre que for publicado um post no Blog

Basta inserir o email onde quer receber as notificações, no item destacado na imagem seguinte "email address…";
Clicar no botão "Submit"
Seguir as indicações

 
Também me podem seguir no instagram em: https://www.instagram.com/dora_barros_2020/
 
 
 
Alguma dúvida, deixem comentário ou enviem email para: blogdesabafosdemae@gmail.com
 

terça-feira, 14 de abril de 2020

O aniversário da Joaninha

Hoje a minha Joaninha fez 10 anos! Não sei como o tempo passou tão rápido mas o que é certo é que passou, num ápice chegou aos 2 dígitos, tenho uma pré adolescente em casa quase do meu tamanho. Hoje não pensámos no Coronavírus e não vimos notícias. O aniversário foi passado em isolamento social mas com a alegria de termos saúde, nós e os que nos são próximos. A mesa foi posta bem cedinho, antes da aniversariante acordar, inspirada pelo lema: "VamosTodosFicarBem".

A aniversariante passou o dia feliz e isso deixou-me feliz a mim também!

A surpresa matinal

Pequeno almoço na cama a pedido da princesa :-)

Fruta "arco-íris"

Bolinhos de côco personalizados

Pote de doces também ele personalizado

Bolachas com M&M

Uma das prendas que a Joaninha mais gostou, uma caneca personalizada em Caneca.pt/
Fiquei a conhecer este site através da loja online  Megaphone onde já comprei várias t-shirts divertidas e as quais também dão para personalizar, conhecem?

A prenda dos papás, um álbum digital que resume estes 10 anos de vida, também foi uma prenda aprovada pela princesa, acho que é uma ótima recordação para oferecer. Feito em Hofmann.pt/

Como estou em teletrabalho e o tempo é escasso para almoçar, a telepizza salvou-me a refeição, foi só encomendar no site e esperar, ainda mandaram uns mimos para a menina dos anos, balões, rebuçados e uma prendinha da science 4 you


Antes de começar a chover ainda conseguimos tirar umas fotos na rua 
(mesmo em frente à nossa casa)

Parece-me que não tarda tenho alguém a assaltar-me o roupeiro

Alegria!!!

Colinho do pai nunca é demais

E colinho da mãe também não

Ainda houve tempo para umas simbólicas pinturas faciais

E os parabéns foram cantados com recurso às novas tecnologias.
Foi um dia bem passado, que certamente vai ficar na nossa memória por todos os motivos e mais alguns.

Ainda a referir que a meio da tarde ficámos as duas super hiper mega emocionadas com uma publicação que a minha sobrinha mais velha fez no facebook com um texto de fazer gastar um maço de lenços de papel acompanhado de fotos destes últimos 10 anos, foi bonito!!!

Que no próximo ano já possamos celebrar o teu aniversário com a festança habitual minha princesa, sem restrições, com familiares e amigos por perto é o meu desejo.

Que sejas muito feliz hoje e sempre meu amor!

#VamosTodosFicarBem

segunda-feira, 13 de abril de 2020

A nossa Páscoa

A nossa Páscoa foi passada a 4, na nossa casa, com mensagens, telefonemas e vídeo chamadas para familiares e amigos. Assistimos a 2 filmes infantis na TV, fizemos uma sessão fotográfica no espaço verde mesmo em frente à nossa casa e as miúdas ficaram felizes por sair à rua. De volta a casa houve jogos, caça aos ovos e coelhos de chocolate e pinturas faciais. Desejamos que no próximo ano a Páscoa possa ser livre para que cada um faça o que bem entender! Ficam as fotos para mais tarde recordar.















#FiquemEmCasa
#VaiEmboraBichoMau

domingo, 12 de abril de 2020

Páscoa Feliz!

Com a cruz que fizemos cá em casa venho-vos desejar uma Páscoa Feliz, no vosso lar, em família (ao lado ou por videochamada) e de preferência com muita saúde e esperança num futuro melhor.


A nossa cruz foi feita com material que apanhei durante uma pequena caminhada matinal que fiz na sexta feira santa, fui olhando para o que a natureza que ladeava o caminho vazio me apresentava e fui apanhando alguns galhos, umas folhas de cana, um bocado de um arbusto, sem saber muito bem o que ia fazer, mas gostei muito do resultado final que ficou completo com uma flor branca de papel feita pela minha Joaninha.


Numa rotunda por onde passei lá estava (e muito bem) a Polícia a fazer o seu trabalho, mandando parar todos os carros que por ali passavam

 Com um galho que também trouxe da caminhada, que me pareceu uma mini árvore quando olhei para ele, perguntei às miúdas se queriam fazer a árvore dos ovinhos da Páscoa, elas gostaram da ideia e então imprimi uns ovos para elas pintarem e recortei outros para elas escreverem mensagens ou simplesmente desenharem o que quisessem (deu para estarem um bocado entretidas)


E assim ficámos com um novo elemento decorativo cá em casa, com mensagens de Páscoa Feliz e votos de saúde para todos.


#VamosTodosFicarBem
#FiquemEmCasa

Continuação de bom domingo de Páscoa!

sábado, 11 de abril de 2020

Ginástica na varanda (continuação)

Com o sol a espreitar lá fomos nós para a varanda, para as miúdas mexerem o esqueleto e libertar energia, noto que ficam mais tranquilas depois destas sessões de ginástica na varanda.

Uma corridinha para começar

Aquecimento

Carrinho de mão (a lembrar a minha infância)

Uma ajudinha a esticar e uma foto tirada pela Diana

Mais um carrinho de mão e mais uma foto tirada pela Diana

Estica, estica, estica,...

Haja sol que mais sessões destas haverão.
E agora já podem comer mais umas guloseimas de Páscoa que já queimaram calorias :-)



quinta-feira, 9 de abril de 2020

Compras online com descontos e portes grátis

Estando em casa em confinamento com as miúdas desde o dia 16 de março não resisti a fazer umas compritas online, no início confesso que tive algum receio, não se sabia (e penso que ainda não se sabe em concreto) se o vírus resistia muito tempo nos produtos/embalagens, mas arrisquei e até ver tem corrido bem, sempre que as encomendas chegam via ctt tiro-as das embalagens, coloco as embalagens na rua durante uns dias, depois aproveito-as para fazer trabalhos manuais com as miúdas, lavo bem as mãos e tem corrido bem. A primeira compra online que relatei Aqui foi a lima elétrica para tirar o gel das unhas e a mais recente foram uns medicamentos que encomendei online e hoje vieram levar-me à porta de casa, muito prático minimizando os riscos. Parabéns ao comércio que se tem adaptado ao online, assim podem continuar a sua atividade e nós podemos ir adquirindo os produtos que vamos precisando ou apenas alguns mimos, desta forma também ajudamos as empresas.

Farmácias de Serviço - Farmácia Central do Cartaxo
Obrigada à Farmácia Holon que me permitiu ter em casa os medicamentos necessários sem deslocações



LK Set manicure portátil 13000rpm azul claro Ref.10973
Cosmetic click tem imensos produtos e assessórios que vos podem ser úteis, a bons preços


25% OFF KIDS
Na Lanidor Kids  comprei a prenda para os avós paternos darem à Joana que está quase a fazer anos
Sapatos Rapariga Sapatilhas adidas Originals GAZELLE C Rosa
Na Spartoo comprei a prenda para os avós maternos darem à Joana no aniversário



Zippy - Descontos e Promoções

Na Zippyonline comprei uma prenda para uma menina amiga que fez anos e solicitei que entregassem na morada dela


Bertrand.pt - A maior flor do mundo

 Na Bertrand online (link na barra lateral do Blog) comprei um livro que a Joana vai ler agora no 3.º período escolar, aproveitando os descontos do Dia Mundial do Livro Infantil.

Ainda fiz mais umas encomendas para o aniversário da Joana (na próxima terça feira) que não posso revelar já não vá ela espreitar o Blog da mãe e lá se iam as surpresas, a seu tempo mostro.

Nas compras online que fiz, além de ter descontos em todas os portes foram grátis, independentemente do valor da compra, e as entregas foram feitas no domicílio, os pagamentos foram feitos online e os correios assinam a entrega por nós, apenas temos de pegar na encomenda, se for pequena deixam na caixa do correio. Assim, sinto que de alguma forma posso ir ajudando na sobrevivência de algumas empresas. Enquanto estiver por casa vou continuar a privilegiar este tipo de compras.